A UNESCO criou um projeto de Padrões de Competência em TIC para professores para que estes fiquem treinados e atualizados na tecnologia e possam auxiliar os alunos, sabendo como ela pode ser útil ao aprendizado e que é uma necessidade fundamental para o mundo atual.
Alguns dos objetivos do projeto são:
• constituir um conjunto comum de diretrizes,
que os provedores de desenvolvimento
profissional
podem usar para identificar, construir ou avaliar materiais de ensino ou
programas de treinamento de docentes no uso das TIC para o ensino e
aprendizagem;
•
oferecer um conjunto básico de qualificações, que permita aos professores
integrarem as
TIC ao ensino e à aprendizagem, para o desenvolvimento do aprendizado do aluno e
melhorar outras obrigações profissionais;
• expandir o desenvolvimento profissional dos
docentes para melhorar suas habilidades escolas
inovadoras, usando
as TIC;
• harmonizar diferentes pontos de vista e
nomenclaturas em relação ao uso das TIC na
formação dos professores.
O
TIC é como se fosse um atalho para o processo de educação e são três abordagens
propostas, a primeira sobre a alfabetização em tecnologia, a segunda sobre aumentar
a habilidade ou aprofundamento do conhecimento e a terceira sobre a criação do conhecimento.
E é visto
nas abordagens de conhecimento III.A.1. sobre a Política, em que os professores
devem se capazes de “Elaborar, implementar e modificar os programas de reforma
da educação escolar que implementam os elementos-chave das políticas nacionais
de reforma do ensino”. Isto é refletido no uso dos materiais didáticos adquiridos
através da internet, pois não é um material pronto, o professor deve adapta-lo
de maneira adequada as aulas e auxiliar os alunos para que não utilizem a
internet para “cópia e cola” em trabalhos ou a nova “cola digital”.
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